segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Por uma cidade sustentável!


           Olá queridos! Hoje o nosso papo é sobre sustentabilidade! Sempre bom cuidar do nosso planeta, certo? Ecotelhado e Brise Vegetal serão nossos assuntos, ideias que podemos adotar para melhorar nossa qualidade de vida! Vamos lá!
O Ecotelhado é um jardim suspenso, também conhecido como telhado verde. Esse tipo de cobertura vegetal pode ser instalada tanto em cobertura de prédios (laje) ou sobre telhados convencionais, como o de telha cerâmica, fibrocimento, dentre outros. É possível fazer um telhado com grama ou com plantas. Todo Telhado Verde requer alguma manutenção em algum tempo, recomenda-se fazer uma ou duas visitas anuais que possa verificar a presença de espécies indesejadas como arbóreas. Em caso de notar fraqueza nas plantas, pode se utilizar fertilização com algum composto orgânico em pequena quantidade, esse fertilizante pode ser encontrado em floriculturas, casas rurais e supermercados. No sistema modular ecotelhado, não é recomendado o plantio da grama porque ela exige muita água e também cortes freqüentes, então é utilizado plantas de porte baixo, que não exigem poda e requerem pouca água. É recomendável reservar um ponto de água com boa pressão para irrigação  ou sistema de irrigação automatizado para telhados maiores, mesmo que para uso eventual.
 
Já o Brise Vegetal é uma forma de jardim vertical com a finalidade de cobrir a fachada de um prédio, passível de ser instalado em prédios de altura ilimitada e pré-existente. Protegendo contra a acumulação de energia solar de brises similares de alumínio, pois além de não acumularem energia solar ainda consomem essa energia no processo de fotossíntese. É um sistema modular patenteado composto de containers dispostos externamente ao prédio onde as plantas - em geral trepadeiras - são conduzidas por cabos de aço inoxidável presos por fixadores do mesmo material. O método contempla ainda ferti-irrigação automatizada, que pode ser utilizada também nos Telhados Verde.
Benefícios mil!!!!
·         Aumento da biodiversidade;
·         Redução da velocidade de escoamento da água da chuva na fonte (telhado); 
·         Aumento da retenção da água da chuva na fonte (drenagem urbana);
·         Limpeza da água pluvial, contribuindo para redução da poluição;
·         Redução da emissão de carbono, atenuante da poluição do ar;
·         Esses telhados ajudam na diminuição da temperatura do micro e macro ambiente externo;
·         Conforto térmico e acústico para ambientes internos;
Agora é colocar em prática ou tentarmos, né?
Espero que tenham gostado! Em breve volto com mais posts pra vocês!
Beijooo
Vanessa Ribeiro
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiquem à vontade para dar sugestões e opiniões sobre o blog! Solte o verbo!!!