quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Saco é um saco!


            
            Olá queridos! Hoje estamos comemorando um 1 mês de blog e vamos falar um pouquinho sobre sustentabilidade!

Desde seu lançamento, em junho de 2009, a campanha Saco é um Saco, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), ajudou a evitar 800 milhões de sacolas plásticas no Brasil.

Cada vez mais os países mudam seu estilo de vida em prol de produtos ecologicamente corretos. No Brasil não foi diferente, e São Paulo, com seu perfil pioneiro em questões ambientais, colocou o assunto em pauta. O município de Jundiaí já foi palco do projeto piloto, que teve grande aceitação popular, e com base nesses resultados tomou-se a decisão de estender o projeto para todo o território estadual.

          As sacolas descartáveis são responsáveis por diversos impactos ambientais. A gestão incorreta do seu descarte causa entupimentos de galerias e bueiros, a poluição das águas, prejuízo à vida de animais marinhos e poluição do solo. Somados a isso, o plástico é um derivado do petróleo, que é uma fonte de energia não renovável, e para sua produção é utilizado um grande volume de água e são gerados resíduos industriais.

         É claro que há outros produtos feitos de plástico e é ilusório afirmar que em um período curto de tempo poderíamos diminuir nosso impacto ambiental no planeta. Porém, as sacolas descartáveis derivadas de petróleo têm como finalidade o transporte de compras e o subsequente armazenamento de lixo caseiro, por essa finalidade, podem ser substituídas por meios mais ecologicamente corretos.


As sacolas retornáveis em supermercados são a melhor opção, pois podem ser reutilizadas diversas vezes, diminuindo a necessidade de mais produção e, consequentemente, causando menos impactos ambientais. Na falta destas, caixas de madeira, papelão e até sacolas feitas de amido são biodegradáveis, e geram menor poluição sólida, já que, em pouco tempo, se decompõem e se misturam ao solo. Talvez ao custo de uma certa praticidade, mas com a mesma funcionalidade, e com o comprometimento com o ecossistema e gerações futuras.

       Alguma sugestões legais de Ecobags:

Psiu! Com certeza encontrarão valores muito mais baixos em supermercados! Lojas de decoração costumam cobrar mais caro por conta da customização das sacolas!


Olha só que ideia legal! 
Bonita, exclusiva e de graça! Tentem!


No site Ecouterre vocês encontram o passo a passo mais detalhado!


Muito obrigada por um mês de blog, galera! 
Não deixem de curtir nossa página no Facebook, ok?

Beijooo

by Vanessa Ribeiro

Edições by Ka Praxedes e Dani Ribeiro





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiquem à vontade para dar sugestões e opiniões sobre o blog! Solte o verbo!!!